Tudo sobre Drone

Posted by on / 0 Comments

O drone é um equipamento capaz de voar e é manobrado através de um controle remoto. Nos últimos meses os drones tem chamado mais atenção e eles são equipados para resistir a vários tipos de trabalhos, incluindo os mais pesados e também em ambientes de difícil acesso.
Os drones, pequenas aeronaves não tripuladas, no Brasil, são conhecidos também pela sigla VANT (veículo aéreo não tripulado) ou ainda UAV (Unmanned Aerial Vehicle, na tradução em inglês), mas o apelido norte-americano fixou-se melhor nas notícias. Trata-se de um “avião” ou “helicoptero” controlados remotamente – com o perdão da redundância – por controles remotos.
Existem atualmente vários tipos de drones. Alguns deles são confeccionados para desenvolverem trabalhos específicos, outros, no entanto, são usados apenas como diversão. Os drones pode ter asas fixas (semelhantes a um avião) ou asas giratórias (semelhantes a um helicóptero).
Drone é um termo para se referir a um veículo voador não tripulado ou a toda aeronave sem piloto embarcado. Originalmente essa palavra era usada apenas para os grandes aviões militares não tripulados, como o mais conhecido Predator. Hoje em dia a mídia começou a usar essa palavra para especificar os aeromodelos rádio controlados com mais de um rotor, como os quadricópteros. Alguns também chamam os quadricópteros (e afins) como drone civil.

O drone quadricóptero foi uma evolução na linha de aeromodelos. No início somente existia aviões de combustão pilotados via fio, depois chegou o controle remoto. Depois vieram os helicópteros. E com as modernas baterias permitiram que estes mesmos equipamentos pudessem se tornar elétricos, reduzindo muito o custo geral do equipamento. E com a chegada de sensores e micro-controladores, tornou-se possível construir um equipamento com maior facilidade de pilotagem por possuir estabilização própria e mais de uma hélice principal.

Devido à enorme quantidade de termos, como:

1. bicóptero

2. bicopter

3. tricóptero

4. tricopter

5. quadricóptero

6. quadcopter

7. quadrotor

8. quad rotor

9. quadrocopter

10. quads

11. quadri

12. hexacóptero

13. hexacopter

14. hexcopter

15. octocóptero

16. octocopter

17. hexecopter

18. multimotor

19. multirotor

20. multi axis

21. multiaxis

22. multicopter

23. multicóptero

24. VANT (veículo aéreo não tripulado) – vant

25. RPA (Remotely Piloted Airplanes ou Aeronaves Remotamente Pilotadas) – rpa

26. RPV (remotely piloted vehicle ou veículo pilotado remotamente) – rpv

27. MAV (micro air vehicle ou micro veículo aéreo) – rpv

28. UAV (unmanned aerial vehicle) – uav

29. UAS (unmanned aerial system) – uas

30. UCAV (não se aplica, significa unmanned combat air vehicle ou aeronave aérea não tripulada de combate) ucav

Então a palavra inglesa drone de fácil pronúncia veio para entrar no lugar desta variedade de termos. Portanto, utilizaremos também a palavra “drone” para designar todos os termos acima, mas também se aplica a aviões ou helicópteros não tripulados.

Independente do termo utilizado, trata-se de um aeromodelo com rádio controle, ou aeromodelo de controle remoto.

Drone militar e quadricópteros possuem conceitos e propósitos totalmente diferentes, com tecnologias totalmente distintas. Inclusive a vinculação dessa palavra drone aos aeromodelos possui uma conotação negativa, principalmente por causa dos EUA que matam civis usando seus drones militares.